A RODA GIRA E VOLTA AO MESMO LUGAR

 



Talvez a lógica do capitalismo não caiba no destino desejado por muitas pessoas. Certamente que os pescadores da aldeia deste conto não queiram aumentar o negócio para obter aquilo que já possuem.

 

Um turista foi ao México e elogiou os pescadores locais pela qualidade do seu peixe e depois perguntou-lhes: Quanto tempo precisam para apanharem os peixes?

E os pescadores responderam-lhe numa só voz: Não muito!

Ele perguntou-lhes: Por que não gastam mais tempo e pescam mais?

Os pescadores deixaram claro que a sua pequena captura bastava para as suas necessidades e as necessidades das suas famílias!

Ele perguntou-lhes: Mas o que fazem no resto do vosso tempo?

Eles responderam: Nós dormimos até tarde, depois voltamos a pescar um pouco. Nós brincamos com nossos filhos. Nós comemos com nossas mulheres. E à noite visitamos nossos amigos, nós nos divertimos, rimos e cantamos algumas músicas.

O turista interrompeu: Eu tenho um diploma pela Universidade de Harvard e posso ajudar-vos! Vocês têm que começar a pescar por longos períodos todos os dias, e depois venderem o peixe extra para um retorno maior, e podem comprar um barco de pesca maior.

Eles perguntaram-lhe: E depois?

Ele respondeu: Com o barco grande e o dinheiro extra podem comprar um segundo e terceiro barco, e assim por diante até terem uma frota integrada de navios de pesca, em vez de vender o seu pescado a um intermediário, vocês vão negociar diretamente com as fábricas, e talvez também abram a sua própria fábrica, e vão poder deixar esta aldeia e mudarem-se para a cidade do México, ou Los Angeles ou até Nova Iorque. A partir daí vocês vão poder começar seus projetos grandes.

Os pescadores perguntaram ao turista: De quanto tempo vamos precisar para conseguir isto?

Ele respondeu: Cerca de 20 ou talvez 25 anos.

Eles perguntaram-lhe: O que se segue?

Ele respondeu com um sorriso: Quando vosso negócio crescer, vocês vão crescer em ações e ganharem milhões.

Eles perguntaram-lhe com espanto: Milhões? Ah, sério?! E o que vamos fazer depois disso?

O turista respondeu: Aí vocês podem se aposentar e viverem tranquilamente numa aldeia na costa, dormir até tarde, brincar com seus filhos. E comerão com as vossas mulheres. E passarão as noites curtindo com amigos.

Os pescadores responderam com todo respeito e apreço: Mas é exatamente isso que estamos a fazer agora. Então, qual é a lógica pela qual desperdiçaremos 25 anos lutando para conseguir dinheiro para vivermos o que estamos vivendo agora?


Texto de Autoria Desconhecida [Caso conheça o dono dos direitos autorais, em ambos,  ficaremos gratos em dedicar os créditos]


Visite Ezequiel Oficial. Clique na imagem abaixo.


Comentários